Paim registra instalação da Frente Parlamentar Mista Antirracismo

Da Agência Senado | 11/04/2023, 18h58

O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou, em pronunciamento nesta terça-feira (11), a instalação da Frente Parlamentar Mista Antirracismo. Ele destacou que o objetivo do grupo é promover debates, iniciativas e políticas públicas que busquem efetivar a igualdade racial, contando com a participação de diversos segmentos da sociedade. A frente foi proposta por meio do PRS 17/2021, de sua autoria, que deu origem à Resolução 10/2021.

Para Paim, a criação da frente é um importante passo na luta antirracista, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Ele ressaltou que o respeito aos direitos e às garantias fundamentais dessa parcela da população será uma das principais metas do colegiado.

— A todo minuto nos deparamos com diversos crimes, no Brasil, de racismo. A população brasileira sofre diariamente com as mais variadas formas de violência — lamentou.

O senador também observou que o governo precisa implementar mais políticas públicas humanitárias que garantam acesso a direitos básicos como saúde, educação, moradia e trabalho digno para todos, independentemente de sua origem, para promover uma sociedade mais justa e igualitária. Ele também lembrou que a luta contra o racismo e todas as formas de preconceito é uma batalha constante e precisa de ações concretas.

— Precisamos fortalecer, a cada dia, as políticas humanitárias, a generosidade, o respeito, o amor ao próximo, na linha de fazer o bem sem olhar a quem — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)