Três grupos parlamentares serão instalados nesta terça

Da Agência Senado | 03/04/2023, 18h22

Três grupos parlamentares definirão seus integrantes e elegerão suas comissões executivas nesta terça-feira (4), a partir das 14h: o grupo Brasil-Índia; o Brasil-Suíça; e o da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Esses coletivos têm o objetivo de estreitar as relações e estabelecer acordos de cooperação entre os parlamentos dos países integrantes.

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é uma organização intergovernamental, formada por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Todos assinaram o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), com o objetivo de promover o desenvolvimento harmônico e sustentável da região. A criação do grupo parlamentar atendeu ao Projeto de Resolução do Senado (PRS) 12/2020, do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). O colegiado poderá ter senadores e deputados como integrantes.

A criação do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça também é uma iniciativa de Trad. Ele é o autor do PRS 49/2021. Já a criação do grupo Brasil-Índia teve origem no PRS 57/2021, apresentado pelo ex-senador Antonio Anastasia (MG). Os dois grupos são destinados a senadores. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)