Senado aprova inclusão de Uruana de Minas na Região Integrada do DF

Da Agência Senado | 28/03/2023, 18h20

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (28), a inclusão do município de Uruana de Minas (MG) na Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno (PLP 189/2019). A matéria foi aprovada de forma unânime, com 59 votos favoráveis. Do senador Carlos Viana (Podemos-MG), o projeto foi relatado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

A Ride do DF e Entorno é composta de 33 municípios, além do Distrito Federal. De acordo com a norma que criou a Ride do DF (Lei Complementar 94, de 1998), municípios provenientes de desmembramentos passariam a compor a região automaticamente. Carlos Viana explicou que Uruana de Minas foi criada a partir da separação de Unaí, que faz parte da região integrada, pouco antes de a lei entrar em vigor. Daí a importância do projeto.

Em seu relatório, Izalci Lucas ressaltou que Uruana de Minas está distante 242 quilômetros de Brasília, enquanto dista 642 quilômetros de Belo Horizonte, capital do estado. Para o relator, a grande diferença de distância de Uruana para esses dois centros metropolitanos “deixa evidente com qual deles há maior dependência e interação econômica e social”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: