Ayrton Senna pode se tornar patrono do esporte

Da Agência Senado | 27/03/2023, 16h56

Maior ídolo brasileiro do automobilismo, Ayrton Senna pode se tornar o patrono do esporte no país. O PL 2.793/2019, que confere o título ao piloto tricampeão de Fórmula 1, está na pauta de votações do Plenário na quarta-feira (29). 

Já aprovada pela Câmara dos Deputados, a proposta passou pela  Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) em dezembro do ano passado.  O texto recebeu parecer favorável do relator na época, o ex-senador catarinense Dário Berger. O relatório foi lido na CE pelo senador Zequinha Marinho (PL-PA). 

"Ele foi um ídolo nacional que representava a esperança de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Ele proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória e, em cada conquista, fazia questão de demonstrar o seu orgulho de ser brasileiro", apontou Dário Berger no relatório.

Ayrton Senna da Silva foi piloto de Fórmula 1 nas décadas de 1980 e 1990. Ele nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960, e morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.  O piloto brasileiro foi por três vezes campeão de Fórmula 1, em 1988, 1990 e 1991. Começou sua carreira competindo no kart em 1973, aos 13 anos, e em "carros de fórmula" em 1981, quando venceu as fórmulas Ford 1600 e 2000.

Adulteração de chassi

Também está na pauta de quarta-feira o PL 5.385/2019, com parecer aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto estende o enquadramento do crime de quem adulterar chassi ou outro sinal identificador de veículo para quem alterar também veículos não categorizados como automotores, a exemplo dos reboques. 

A proposta estende as penas também ao receptador do veículo e a quem armazenar aparelho de adulteração, além de aumentar a punição se o crime for feito para fins comerciais ou industriais.

Outros projetos

Os senadores também devem votar o  PLC 162/2015, com parecer aprovado pela CE, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para inserir no Orçamento, como despesa de manutenção e desenvolvimento do ensino, os recursos para atividades curriculares complementares, voltadas ao aprendizado de alunos ou à formação continuada dos profissionais da educação. Está ainda na pauta o  PL 943/2019,  também com parecer aprovado pela CE, que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)