Grupo Parlamentar Brasil-Guiana será instalado na quarta-feira

Da Agência Senado | 24/03/2023, 16h16

O Grupo Parlamentar Brasil-Guiana será oficialmente instalado na quarta-feira (29), às 15h, quando deverá ser eleito seu presidente. O objetivo desse colegiado é promover a cooperação entre os Poderes Legislativos dos dois países.

A criação do grupo estava prevista em um projeto de resolução, o PRS 12/2007, apresentado em 2007 pelo então senador Mozarildo Cavalcanti, que representava Roraima. A proposta foi aprovada em 2013, transformando-se na Resolução do Senado 57/2013, mas ainda faltava a instalação do colegiado.

Na época em que apresentou o projeto, Mozarildo ressaltou a importância estratégica da Guiana, país que faz fronteira com o Brasil, especialmente como rota de escoamento de produtos brasileiros pelo Oceano Atlântico.

O então senador argumentou na ocasião que é necessário "estreitar as relações com um país que pode auxiliar o Brasil e facilitar o acesso dos nossos produtores aos grandes mercados consumidores". Também apontou a importância dos intercâmbios científico e cultural para o desenvolvimento dos dois países.

Também serão instalados na quarta-feira outros dois grupos parlamentares: Brasil-Venezuela e Brasil-Cazaquistão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)