CDH vai debater a fome no Brasil

Da Agência Senado | 24/03/2023, 10h27

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove na segunda-feira (27) debate sobre a fome no Brasil. A audiência pública interativa, requerida pelo presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), está prevista para 9h.

Três convidados confirmaram presença no debate:

  • Henrique Salles Pinto, consultor legislativo no Senado com doutorado em ciências sociais;
  • Maria del Carmen Bisi Molina, representante do Ministério da Saúde;
  • e Daniel Balaban, representante no Brasil do World Food Programme (WFP), programa mundial de alimentos das Nações Unidas.

A audiência será a primeira de um ciclo de debates. Para Paim, a fome é um problema complexo e exige uma análise profunda.

“A incidência da fome no Brasil oscila, mas persiste. Nos últimos anos, houve um aumento de pessoas com privação de alimentos. (...) Mais de 33 milhões de brasileiros se encontram em insegurança alimentar”, argumenta o senador, ao fazer referência a estudo divulgado no ano passado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
CDH Fome Senador Paulo Paim