Laércio Oliveira destaca Dia Nacional da Síndrome de Down

Da Agência Senado | 22/03/2023, 09h56

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) destacou, em pronunciamento na terça-feira (21), evento realizado no Senado para celebrar o Dia Nacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. O tema deste ano foi Conosco, Não por Nós: Nós Somos o Que Queremos, destacando a importância da autonomia e da participação ativa dessas pessoas na sociedade. O senador citou dados da  Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, que estima que a condição genética ocorra em um a cada setecentos nascidos vivos no Brasil, o que representa cerca de 270 mil pessoas no país.

O parlamentar destacou que o Ministério da Saúde recomenda que crianças com síndrome de Down sejam estimuladas desde o nascimento para capacitá-las a vencer as limitações que enfrentam, e o objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social. Ele ressaltou a necessidade de se investir no ser humano para ampliar as chances de que todos alcancem a plena cidadania.

— Acredito na cooperação e no respeito ao próximo como ferramentas para a efetivação de um mundo melhor por meio de atitudes, gestos e palavras. Defendo a bandeira da educação como instrumento de inclusão e creio que devemos tratar com melhor atenção as pessoas com deficiência. Está provado que, quando são apoiadas, elas conseguem ter independência e podem contribuir significativamente em todos os aspectos da vida social e política — disse.

Laércio também lembrou que o Senado, além de analisar projetos com políticas públicas que beneficiem essa parcela da população, também promove debates e ações de inclusão no mercado de trabalho, como a contratação de profissionais com Down. Ele ainda mencionou o trabalho da Associação Galera do Click, projeto de fotografia voltado a inclusão e profissionalização de jovens e adultos com síndrome de Down e autismo. O grupo, que surgiu em 2013, ensina fotografia gratuitamente em São Paulo e Aracaju.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)