Plenário vota na quinta-feira tratado de extradição entre Brasil e Áustria

Da Agência Senado | 20/03/2023, 17h49

A sessão deliberativa do Senado agendada para quinta-feira (23) tem três itens em pauta. Um deles é o projeto de decreto legislativo (PDL 98/2022) que ratifica o acordo de extradição entre Brasil e Áustria celebrado em 2014.

Segundo o Poder Executivo, o tratado visa “assegurar o pleno acesso à Justiça, garantir a eficácia das decisões judiciais e combater o crime e a impunidade”. Entre outros termos, fica proibida a extradição por crimes políticos, Brasil e Áustria poderão negar a extradição quando os dois países tiverem jurisdição sobre o fato ou se a pessoa já estiver respondendo a processo judicial pelo mesmo crime no outro país, e cada parte poderá recusar a extradição dos seus nacionais.

O texto foi encaminhado à Câmara em 2017 e aprovado pelos deputados em 2022. No Senado, foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) em 22 de novembro de 2022, na forma do parecer do senador Carlos Portinho (PL-RJ).

Equador

Em outro projeto de decreto legislativo (PDL 263/2022) na pauta desta quinta, o Senado poderá aprovar acordo de cooperação celebrado entre o Brasil e o Equador sobre bens culturais roubados ou ilicitamente exportados. O acordo, assinado em 1º de outubro de 2012 em Lima (Peru), estabelece que as partes assumem a responsabilidade de recuperar e devolver uma à outra bens arqueológicos, históricos e culturais furtados ou desviados, dentro dos meios legais cabíveis, e prevê troca de informações entre os países para identificação dos responsáveis por tais ilegalidades.

O PDL tramita em Plenário na forma do relatório do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), já aprovado na CRE.

Erva-Mate

Também vai a Plenário o projeto (PL 1.818/2019) que concede ao município de Cruz Machado (PR) o título de Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada. O município é conhecido como o maior produtor de erva-mate sombreada do mundo, com produção média estimada em 89 mil toneladas de folhas verdes por ano. Nessa modalidade, a erva-mate é cultivada entre outros tipos de vegetações, inclusive em meio à mata nativa, e as outras plantas impedem a incidência direta dos raios de sol.

De autoria do deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR), o texto recebeu parecer favorável do relator, senador Flávio Arns (PSB–PR), na Comissão de Educação (CE). Se aprovado sem modificações, o projeto seguirá para sanção presidencial. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)