Senado comemora na segunda-feira luta contra o racismo

Da Agência Senado | 16/03/2023, 15h48

O Senado promove na segunda-feira (20), às 9h, sessão especial para homenagear o combate ao racismo. A solenidade acontece a pedido do senador Paulo Paim (PT-RS), para destacar o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que se comemora em 21 de março.

Em seu requerimento (RQS 47/2023), Paim lembra que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu essa data porque em 21 de março de 1960 ocorreu o chamado Massacre de Shaperville, na África do Sul. Nesse dia, 69 pessoas foram mortas e mais de 180 ficaram feridas após participar de um protesto contra uma lei que limitava os lugares onde os negros podiam andar.

A tragédia atraiu a atenção da opinião pública mundial para o apartheid — sistema de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994.

Candomblé

Paim também destaca que, nesse mesmo dia, 21 de março, será celebrado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A lei que instituiu essa data foi sancionada pelo presidente da República em janeiro.

Crime inafiançável

A Constituição de 1988 tornou a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão. E recentemente foi sancionada a Lei 14.532, de 2023, que equipara a injúria racial ao crime de racismo. Mas Paim ressalta que, apesar dos avanços legislativos e da jurisprudência, a discriminação ainda persiste no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Homenagem Negros Racismo Senador Paulo Paim