Plínio: Feminicídio aumenta no país porque não é discutido nas escolas

Da Agência Senado | 15/03/2023, 17h27

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) informou, em pronunciamento nesta quarta-feira (15), que cobrou informações do ministro da Educação, Camilo Santana, sobre a aplicação da Lei 14.164, de 2021 — norma que inclui nos currículos da educação básica conteúdos sobre a prevenção da violência contra a mulher. Para o senador, que foi o autor do projeto que deu origem a essa lei, o feminicídio vem aumentando no país porque não é discutido nas escolas.

Plínio destacou a necessidade de conscientizar os estudantes desde a infância, especialmente os do sexo masculino, sobre esse tipo de violência.

— É lá, na base, quando ele tiver seus oito, nove, dez anos, que ele vai ouvir que aquilo a que assiste na casa dele, a sua mãe sendo maltratada, não é comum, não é padrão. Ele vai aprender, desde cedo, que, quando a mulher diz não, é não. Ele vai ouvir, entender e aprender que mulher não é mercadoria. E as meninas, por sua vez, vão ouvir que têm de ser valorizadas. E aquela menina que, porventura, veja a sua mãe sendo maltratada em casa pelo pai e acha aquilo normal, vai entender e ouvir que não é normal — afirmou.

O senador demonstrou preocupação com o aumento da violência contra as mulheres diante dos dados apresentados pelo Fórum Nacional de Segurança Pública, segundo o qual 699 mulheres foram vítimas de feminicído no país no primeiro semestre de 2022. Ele registrou que o fórum apontou a “urgente priorização de políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)