Paim fala sobre aprovação de Lanceiros Negros no livro dos heróis da pátria

Da Agência Senado | 15/03/2023, 15h53

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou, em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (15), que a Comissão de Educação (CE) aprovou projeto de sua autoria que inscreve os Lanceiros Negros, soldados que lutaram na Guerra dos Farrapos, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (PL 3.493/2021). O texto tem caráter terminativo e segue para a Câmara dos Deputados.

O parlamentar explicou que os Lanceiros Negros eram escravos que compunham o exército dos Farroupilhas e que, entre 1835 e 1845, tentou ser independente do Império, criando a República do Piratini. O grupo era composto por oito companhias, com 51 homens em cada, totalizando 408 lanceiros que andavam a cavalo ou a pé. A eles foi prometido que seriam libertados quando a guerra terminasse, o que não se concretizou. 

— Colocar os Lanceiros Negros no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, como está fazendo o Senado da República, é muito mais do que uma homenagem, é um reconhecimento histórico. É resgatá-los, enfim, para a nossa memória. É assegurar a liberdade coletiva e a nossa identidade nacional, trazendo do passado silenciado a sonoridade vivida para o presente.

O senador ainda destacou que os negros representam 56% da população atualmente e mesmo assim ainda lutam pela liberdade de ter moradia e emprego decente, renda e salário digno para as necessidades básicas. Paim também ressaltou que 90% dos trabalhadores confiscados no trabalho escravo hoje são negros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)