Comissão ouvirá oito ministros em série de audiências sobre infraestrutura

Da Agência Senado | 14/03/2023, 13h04

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (14) a realização de audiências públicas nas próximas semanas, com oito ministros, responsáveis pelas pastas mais estratégicas relativas ao setor. O primeiro a comparecer será o ministro dos Transportes, Renan Filho, já na próxima terça-feira (21). A iniciativa de ouvir os oito ministros partiu do presidente da CI, senador Confúcio Moura (MDB-RO).

— Serão avaliados os sistemas viários, de saneamento, de fornecimento de energia, de tecnologia da informação, de canais de comunicação formais e informais, de ferramentas de desenvolvimento de software, bem como as redes políticas e sociais ou sistemas de crença partilhada — explicou Confúcio, detalhando linhas gerais para que a CI seja "um escoadouro confiável para o governo e a sociedade" na busca por recuperar atrasos relativos a diversas áreas da infraestrutura nacional.

O senador disse que as tratativas para a realização da bateria de audiências com os titulares de oito pastas do governo Lula já foram iniciadas. Após a reunião com Renan Filho, a CI deve ouvir o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em 28 de março; o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em 4 de abril; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em 11 de abril; o ministro das Cidades, Jader Filho, em 18 de abril; a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, em 25 de abril; o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em 2 de maio; e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, em 9 de maio.

Vice-presidente da CI

Também foi definido nesta terça-feira que a senadora Augusta Brito (PT-CE) será a vice-presidente do colegiado para os próximos dois anos. A votação confirmando a escolha será na próxima terça-feira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)