Plenário do Senado poderá receber o nome de Ruy Barbosa

Da Agência Senado | 01/03/2023, 00h16

Um projeto de resolução do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) dá o nome do jurista Ruy Barbosa (1849-1923) ao Plenário do Senado (PRS 70/2019). Considerado o patrono da Casa, Ruy Barbosa foi senador entre 1890 e 1922 e tem um busto no Plenário, acima da Mesa.

Para Randolfe, Ruy Barbosa “foi o mais brilhante de todos que passaram pelos tapetes azuis” do Senado .

Jurista, advogado, diplomata, ensaísta, jornalista e escritor, Ruy Barbosa foi uma das grandes figuras da política brasileira entre o fim do Império e o início da República. Ele foi o primeiro ministro da Fazenda e da Justiça do período republicano e representou o Brasil na Conferência de Haia de 1907, que estabeleceu importantes normas de direito internacional.

Ruy foi eleito para a Assembléia Constituinte que elaborou a primeira Constituição da República, em 1891. A ele atribui-se a autoria de nada menos que 74 dos 90 artigos que compuseram a Carta Magna.

Concorreu à presidência da República na eleição de 1910, perdendo a disputa para Hermes da Fonseca. Foi membro-fundador da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 1908 e 1919 e cuja cadeira 10 ocupou até sua morte. Foi também redator-chefe do Jornal do Brasil.

O Plenário do Senado é um dos poucos espaços físicos de uso comum que não foi batizado com o nome de nenhuma figura importante da história do Senado. Na Câmara dos Deputados, o Plenário recebe o nome de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

“Em razão de sua atuação brilhante e destacada nas mais diversas áreas, foi homenageado e condecorado em vida e após sua morte, tendo sido eleito pela revista IstoÉ como "O Brasileiro do Século 20". É o patrono desta Casa — seu busto, localizado no Plenário, inspira-nos e nos orienta como representantes dos estados da Federação. Haja vista sua relevância para o Estado brasileiro, entende-se que a denominação do Plenário do Senado Federal como Plenário Ruy Barbosa é mais uma justa homenagem ao sempre senador Ruy Barbosa de Oliveira”, afirma Randolfe.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)