Sessão solene vai lembrar centenário da morte de Ruy Barbosa

Da Agência Senado | 17/02/2023, 16h44 - ATUALIZADO EM 28/02/2023, 09h36

O Congresso fará sessão solene, no Plenário do Senado, para lembrar o centenário de morte de Ruy Barbosa. A iniciativa para a homenagem é do presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco. A cerimônia que vai homenagear o patrono do Senado está marcada para o dia 1º de março, às 10h.

Durante a cerimônia, será distribuído para os componentes da mesa de honra um box com dois livros intitulado Migalhas de Rui Barbosa. O primeiro volume é prefaciado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti. Já o segundo volume tem o prefácio de Rodrigo Pacheco. Os livros reúnem citações selecionadas da ampla obra de Ruy Barbosa, que vão desde artigos jornalísticos e trabalhos jurídicos a conferências e discursos. Sua obra até hoje é referência em diversas áreas como a política e o direito.

Patrono

Além de ser considerado patrono do Senado, Ruy Barbosa também é patrono do Tribunal de Contas da União (TCU). Foi ele quem assinou o decreto de criação do tribunal, em 1890, quando era ministro da Fazenda. A Corte de Contas só viria a funcionar de fato no início de 1893. Mas o empenho de Ruy Barbosa a favor da fiscalização da coisa pública, do controle externo e da transparência fez dele o patrono do tribunal. No último dia 15, o Senado realizou uma sessão especial para comemorar os 130 anos do TCU, ocasião em que a importância de Ruy Barbosa também foi destacada.

De acordo com o site da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Ruy Barbosa é também o patrono dos advogados brasileiros, em função de ele ter sido o mais importante profissional do direito de sua época e também por ser um dos principais personagens da história do Brasil. O texto da OAB-SP ainda destaca que “o jurista era dotado não apenas de inteligência privilegiada, mas também de grande capacidade de trabalho”.

Relevância

Ruy Barbosa de Oliveira nasceu no dia 5 de novembro de 1849, em Salvador (BA), e morreu no dia 1º de março de 1923, em Petrópolis (RJ). Ao longo de seus 73 anos de vida, Ruy Barbosa inscreveu seu nome no rol dos intelectuais mais relevantes da história do país. Ele atuou como jurista, diplomata, político, tradutor e jornalista, tendo destaque em todas as áreas.

De seus 55 anos de vida pública, Ruy Barbosa passou 32 no Senado, sempre representando o estado da Bahia. Na história do Senado, foi o recordista com cinco mandatos, ao lado de José Sarney. Ruy Barbosa foi um dos senadores que inauguraram o Senado da República, em 1890, e só o deixou em 1923, quando morreu. Antes, no Império, havia sido deputado provincial e deputado geral. Em seus discursos, que costumavam demorar até quatro horas, era um ferrenho defensor da democracia. Ocupou a vice-Presidência do Senado entre 1906 e 1909.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)