Projeto cria comenda para destacar ações religiosas e sociais

Da Agência Senado | 28/02/2023, 09h09

Está em tramitação no Senado um projeto de resolução, o PRS 2/2023, que cria a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. A autora da proposta, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), explica que o objetivo é destacar pessoas e instituições responsáveis por ações religiosas e sociais, especialmente no âmbito da filantropia.

A comenda, que seria concedida pelo Senado, leva o nome de dois missionários da Suécia que chegaram ao Brasil nos anos 1910. A senadora conta que Daniel Berg e Gunnar Vingren vieram ao país "sem saber uma palavra em português, mas decididos a pregar o evangelho". Ela também lembra que, nesse mesmo ano, eles fundaram em Belém (PA) uma igreja chamada Missão de Fé Apostólica, que em 1918 passou a se chamar Assembleia de Deus.

Ao defender sua proposta, Eliziane diz esperar que "cada pessoa ou instituição agraciada com a comenda possa renovar nossa esperança de viver em um país mais fraterno e mais humano". Ela também ressalta que "vivemos em uma nação ainda marcada pela pobreza e pela miséria. Muitas vezes, em comunidades carentes, o amparo religioso é decisivo para que seja possível reunir forças e seguir em frente".

Conselho

De acordo com o projeto, será criado um conselho — formado por senadores — que definirá as pessoas ou as instituições que receberão a comenda por suas ações religiosas e sociais, com destaque para a área de filantropia.

O conselho seria formado por um senador de cada um dos partidos com assento na Casa, e esse colegiado seria renovado a cada dois anos.

Por Vinícius Vicente, sob supervisão de Sheyla Assunção 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)