Senado poderá ter memorial para lembrar os atos de vandalismo de 8 de janeiro

Da Agência Senado | 08/02/2023, 19h13

Projeto apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF) prevê a criação de um memorial para lembrar a depredação do Congresso na invasão antidemocrática de 8 de janeiro. Instalado no Museu do Senado, o memorial homenageará "a resistência do povo e das instituições democráticas do país a golpes e tentativas de golpe que já ocorreram contra a democracia". O PRS 3/2023 também prevê tributos em outros dois locais: em um corredor próximo ao Plenário da Casa e na página do Senado na internet.

“O objetivo é demonstrar que a democracia é uma conquista da sociedade brasileira que precisa ser permanentemente cuidada e cultivada”, argumenta Leila na justificativa da proposta.

De acordo com o texto, a homenagem no site do Senado será uma página chamada Memorial Virtual, que divulgará fotos e documentos que mostrem as resistências que já ocorreram a golpes tentados ou consumados contra o Estado democrático de direito. A página poderá ser acessada pela página oficial do Senado.

Escultura

O projeto também propõe a criação de uma escultura que será selecionada por meio de concurso, modalidade pela qual órgãos públicos contratam artistas. A intenção é que a obra seja exposta no corredor que liga o Plenário ao Anexo II, local onde os vândalos de 8 de janeiro foram contidos pela polícia legislativa, cerca de duas horas após a invasão aos prédios do Congresso Nacional. Conhecido como Túnel do Tempo, o corredor abriga textos e imagens de momentos importantes da história do Brasil e foi preservado dos ataques graças à atuação da Polícia do Senado.

O projeto de resolução ainda será analisado pelas comissões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)