Laércio Oliveira diz que fará oposição responsável e respeitosa ao governo Lula

Da Agência Senado | 10/01/2023, 10h43

Em entrevista exclusiva para a TV Senado, o senador eleito Laércio Oliveira (PP-SE) afirmou que fará uma oposição responsável e respeitosa ao novo governo Lula. Ele também diz que vai priorizar em seu mandato temas como saúde, educação, turismo, geração de empregos, exploração de minérios e agronegócio.

— Eu quero fazer uma oposição muito respeitosa, uma oposição que olhe para o que é importante para a sociedade brasileira, com compromisso em reconhecer as boas propostas do governo.

O empresário Laércio José de Oliveira, de 63 anos, é deputado federal há três mandatos. Foi presidente da Federação do Comércio de Sergipe por duas vezes. Ele tem formação em administração de empresas com especialização em gestão empresarial. Já comandou um grupo de empresas no setor de serviços, indústria e comunicação.

Laércio foi eleito senador por Sergipe em 2022 com 310.300 votos, o correspondente a 28,57% dos votos válidos. Ele nasceu em Recife e é deputado federal desde 2011. 

Foi membro das Comissões de Minas e Energia e de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados e presidiu a Frente Parlamentar do Setor de Serviços. A chapa eleita inclui Janier (PSD), como primeiro suplente, e Fernando Carvalho (PP), como segundo suplente.

O senador eleito pelos sergipanos promete dar continuidade à sua luta em favor da produção nacional de fertilizantes, para dar maior independência para a produção de alimentos no país.

— O desenho do Brasil hoje é o seguinte: 15% dos fertilizantes que a gente precisa são produzidos no Brasil, 85% a gente importa. A questão dos fertilizantes no Brasil é uma questão de segurança nacional.

Para ele, a guerra na Ucrânia alertou o Brasil para o perigo da falta de fertilizantes para a produção agrícola.

— E o agro todo mundo sabe a importância que ele tem para a economia do nosso país. Então esse é um assunto muito sério. É uma questão de segurança nacional e a gente precisa avançar nesse quesito. Eu tenho estudado muito esse assunto reconhecendo que o Brasil tem todas as condições, se houver um plano, para que a gente construa indústrias para produzir os fertilizantes nitrogenados no Brasil.

Laércio também falou sobre a riqueza mineral do estado de Sergipe, que tem reservas de potássio, petróleo e gás; turismo; saúde; e sobre geração de empregos.

— A geração de empregos é a melhor política social que existe. A dignidade da carteira assinada forma o caráter das pessoas, consolida as famílias e juntamente com ela muita coisa boa passa a acontecer na vida das comunidades, no seio da família e na sociedade como um todo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)