Zenaide: PEC do piso salarial da enfermagem é merecido presente de Natal

Da Rádio Senado | 20/12/2022, 14h06

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2022, que pode viabilizar o pagamento do piso salarial nacional de enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem e parteira. Para a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a aprovação é um "merecido presente de Natal para a categoria, por tudo o que sempre fez em benefício de toda a população brasileira, atuação evidenciada especialmente durante a pandemia da covid-19".

Zenaide ressaltou que esses profissionais estão presentes na vida de todos, "da hora em que nascemos até a hora em que vamos a óbito".

— Apesar disso, o que veio escancarar a importância desses profissionais foi a pandemia. Parabenizo esses profissionais, que mesmo colocando em risco a sua vida e a de seus familiares, não saíram da frente de batalha contra a covid-19. Ficaram ali, salvando vidas — destacou ela, que é médica.

Ao homenagear esses trabalhadores, a senadora lembrou que, quando um bebê nasce, são esses profissionais que atendem a criança e a preparam para a primeira amamentação. E, "na hora em que você está totalmente fragilizado em um leito de UTI, eles estão te banhando e aspirando suas secreções".

Antes de chegar ao Senado, a PEC 42/2022 havia sido aprovada na Câmara os Deputados (na semana passada). A proposta direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para bancar esse piso salarial nacional no setor público, nas entidades filantrópicas e nos prestadores de serviços com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)