Ao se despedir do Senado, Reguffe destaca propostas de melhorias para a saúde

Da Agência Senado | 20/12/2022, 16h02

Após oito anos de mandato, o senador Reguffe (Sem Partido-DF) se despediu do Senado Federal, em pronunciamento nesta terça-feira (20). Bastante emocionado, ele destacou sua atuação durante o mandato, pediu que os brasileiros não criminalizem a política e recebeu homenagens dos colegas senadores. 

Reguffe, que também foi deputado distrital e federal, deixa o Legislativo após decidir não disputar nenhum mandato nas últimas eleições.  

Ele disse que durante esse período de vida pública honrou e cumpriu todos os compromissos assumidos nos seu panfletos divulgados nas campanhas, “ponto por ponto, sem exceção”. Reguffe ressaltou entre as 11 Propostas de Emenda à Constituição e os 55 projetos apresentados aquelas que trouxeram melhorias na área da saúde, como o projeto de lei (PL 6.330/2019) que garante tratamento de quimioterapia oral para pacientes com câncer.

— Projeto aprovado pelo Senado; depois, com muita luta, aprovado pela Câmara dos Deputados; vetado pela Presidência da República; derrubado o veto aqui no Senado; por 23 votos apenas, não conseguimos derrubar o veto na Câmara dos Deputados; mas, depois disso, o Governo editou uma Medida Provisória reconhecendo o mérito dele, não chegando ao que eu gostaria, mas já melhorando, estipulando seis meses de prazo máximo para a ANS decidir sobre um medicamento que tinha sido aprovado pela Anvisa, ou seja, um projeto que gerou uma Medida Provisória. Ninguém tocava nesse tema que hoje beneficia milhares de pacientes com câncer — citou. 

Reguffe afirmou ainda que durante esse tempo no Legislativo foi o parlamentar do Distrito Federal que mais destinou recursos para a saúde pública da Capital da República por meio de emendas ao Orçamento Geral da União. 

— Foram R$ 92,310 milhões destinados para a saúde pública do Distrito Federal. Foram comprados equipamentos para diversos hospitais da rede pública. Foram comprados tomógrafos, ventiladores mecânicos, oxímetros, sistema de videoendoscopia. Foram comprados medicamentos para câncer, pacientes com câncer fizeram tratamento de quimioterapia oral na rede pública do Distrito Federal por uma emenda minha. Hoje há pacientes fazendo tratamento de quimioterapia oral na rede pública por uma emenda minha — acrescentou. 

Na avaliação de Reguffe, a criminalização da política é um grande mal que “a sociedade pode fazer a ela mesma”. 

— Nós devemos criticar com contundência a má política, lutar pela boa política, mas não criminalizar a política. Esse não é um caminho bom para o futuro de uma sociedade. Nó temos que melhorar a política, reformá-la, criticar as más práticas e praticar a boa política, mas nunca criminalizar a política. A política é um instrumento importante para a gente melhorar a sociedade — disse. 

Simplicidade e redução de gastos 

Durante seu pronunciamento, senadores fizeram questão de prestar homenagem ao senador do Distrito Federal. Quase todos enalteceram Reguffe como um parlamentar que se destacou por sua simplicidade e seu critério com a gestão dos recursos públicos. 

O próprio Reguffe lembrou que assim que assumiu o cargo fez questão abrir mão dos salários extras a que os senadores ainda têm direito, da verba indenizatória, da aposentadoria especial de parlamentares. Ele também não é beneficiário do plano de saúde, não requisitou carro oficial e reduziu o número de assessores no gabinete de 55 para 9, economizando aos cofres públicos cerca de R$ 16,7 milhões.

— Tenho pelo senador Reguffe uma admiração muito especial pelo seu jeito singelo, direto e honesto de encarar a política e de se constituir uma boa inspiração para todos nós — reconheceu Esperião Amin (PP-SC). 

A senadora Soraya Thronicke (União-MS) disse que “sempre foi fã” do trabalho exercido por Reguffe. Já Izalci Lucas (PSDB-DF) e Leila Barros (PDT-DF) afirmaram ter sido uma honra a oportunidade de testemunhar a luta do senador em busca de avanços para o Distrito Federal. 

— Está aí o exemplo de quando, ainda como (deputado) federal, Vossa Excelência indicou e sugeriu que nós dedicássemos toda a emenda de bancada para a construção do Hospital do Câncer, que é um tema que sempre defendeu  — lembrou Izalci. 

— Nós somos testemunhas mesmo de que tudo que você falou, de que tudo que você prometeu você cumpriu. Você cumpriu com muita dignidade! — acrescentou Leila. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Saúde Senador Reguffe