Nilda Gondim se despede do Senado

Da Agência Senado | 14/12/2022, 19h31

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) fez seu discurso de despedida do Senado nesta quarta-feira (14). A senadora declarou que apresentou 23 projetos de lei e subscreveu 29 propostas de emenda à Constituição e conseguiu ajudar o Parlamento na redução da desigualdade, na defesa de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência e no avanço dos direitos das mulheres.

— Venho hoje a esta tribuna para realizar o meu último discurso como senadora da República e como política. (...) Todos nós sabemos que a política tem o condão natural de proporcionar uma espécie de satisfação rara. O prazer de contribuir de forma efetiva e em grande escala para a melhoria de vida das pessoas. Desafio os colegas a mencionar satisfação maior do que ver as nossas ações políticas colocarem comida no prato de famílias carentes, levarem remédios e tratamentos médicos para aqueles idosos que anteriormente aguardavam penosamente em filas de hospitais por um atendimento digno, levarem crianças e adolescentes a seguirem alegremente para as escolas na esperança de um futuro cheio de oportunidades — disse Nilda Gondim.

Ela acrescentou que tem orgulho de integrar a Bancada Feminina do Senado, da qual chegou a ser vice-líder. A senadora lembrou que conseguiu, por meio de emendas ao Orçamento, R$ 5,5 milhões para levar o Programa Casa da Mulher Brasileira para o estado da Paraíba.

— A nossa luta por igualdade ainda está longe do fim, mas, a cada dia, estamos mais próximas de um cenário em que a misoginia e os vestígios de uma cultura patriarcal deixarão de impactar nas vidas de todas as brasileiras. Tenho certeza de que cumprimos a nossa missão de reduzir a distância para a materialização dessa sonhada realidade — pontuou.

Nilda Gondim tomou posse no Senado em 12 de janeiro de 2021. Ela era a primeira suplente do então senador José Maranhão (MDB-PB), que estava doente na época e acabou falecendo vítima da covid-19 quando ainda estava licenciado do mandato para tratamento.

— Lamentavelmente, a covid-19 abreviou a vida do senador José Maranhão e coube a mim, em um instante de grande tristeza e pesar do povo paraibano, a tarefa de honrar a cadeira que restara vaga nesta Casa. Quero consignar a minha homenagem ao senador José Maranhão e registrar que foi uma honra dividir o mandato com esse grande político brasileiro — disse Nilda ao registrar a presença, no Plenário, de Fátima Maranhão, desembargadora viúva do senador.

Empresária, Ozanilda Gondim Vital do Rêgo foi deputada federal entre 2011 e 2015, também atuou como presidente do Núcleo do MDB Mulher na Paraíba e foi presidente regional do partido em Campina Grande (PB).

— Em minha iniciação no Poder Legislativo Federal, busquei cumprir com altivez a missão que me fora confiada pelo povo paraibano. Fui reconhecida com o prêmio de Parlamentar mais atuante por uma importante publicação da Editora Abril e tive a honra de ter aprovado o PL 659/2011, que se transformou na Lei 12.955, de 2014, que estabelece prioridade de tramitação aos processos de adoção em que o adotando for criança ou adolescente com deficiência ou com doenças crônicas — lembrou Nilda.

Ela é mãe do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) — que presidiu a sessão desta quarta-feira (14) —, do ex-senador Vital do Rêgo Filho, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e da médica Rachel Gondim. Nilda é filha do ex-governador da Paraíba Pedro Gondim e é viúva do ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo.

A senadora recebeu elogios de diversos senadores que apartearam seu discurso de despedida: Confúcio Moura (MDB-RR), Simone Tebet (MDB-MS), Jayme Campos (União-MT), Eduardo Girão (Podemos-CE), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Paulo Rocha (PT-PA), Zenaide Maia (Pros-RN), Eduardo Braga (MDB-AM), Giordano (MDB-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Jean Paul Prates (PT-RN), Izalci Lucas (PSDB-DF), Marcos Rogério (PL-RO), Leila Barros (PDT-DF), Esperidião Amin (PP-SC), Paulo Paim (PT-RS), Jorge Kajuru (Podemos-GO), Reguffe (sem partido-DF), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Lucas Barreto (PSD-AP) e Fernando Collor (PTB-AL).

Eduardo Braga disse que a família de Nilda tem trajetória vitoriosa na vida pública e política.

— Não posso deixar de destacar também o brilhantismo da formação política, de caráter e de personalidade que a senhora forjou no seio de sua família e no seio da vida pública da família de vossa excelência — disse Braga.

Zenaide Maia disse que a colega é exemplo para a população da Paraíba.

— Nilda descobriu logo cedo que a maneira mais eficaz de ajudar o seu povo era através da política, porque, por mais que fosse essa mãe carinhosa e que o esposo já fosse político — ela o acompanhava —, ela descobriu que precisava, sim, da presença feminina. Você vai fazer falta, muita falta — afirmou Zenaide.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)