Nilda Gondim assume como senadora durante licença de José Maranhão

Da Redação | 12/01/2021, 18h31

Empossada nesta terça-feira (12), a primeira-suplente Nilda Gondim (MDB-PB) permanecerá no cargo de senadora durante o período de afastamento do titular, senador José Maranhão (MDB-PB). Nilda assumiu a cadeira devido ao prolongamento da licença médica do titular, internado desde o dia 3 de dezembro em razão da covid-19.

Nilda Gondim foi deputada federal entre 2011 e 2015, também atuou como presidente do Núcleo do MDB Mulher na Paraíba e foi presidente regional do partido em Campina Grande, na Paraíba. Ela é mãe do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que atualmente está licenciado, e do ex-senador Vital do Rêgo Filho, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

— Estamos assumindo em circunstâncias indesejáveis, mas temos plena convicção do nosso dever, neste período em que estaremos cumprindo a missão de representar a Paraíba no Senado Federal, que será o de ajudar nosso estado, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos paraibanos — afirmou Nilda Gondim.

Ela prometeu retomar os temas que defendeu na Câmara dos Deputados, como o incentivo à geração de emprego e renda, as políticas em defesa dos idosos e a valorização da mulher na política. Ela adiantou que seu mandato dedicará maior atenção à saúde pública, diante da pandemia de covid-19.

Como o novo pedido de licença médica de José Maranhão, formulado em 7 de janeiro, é válido por 120 dias, tornou-se necessária a posse de Nilda Gondim. O primeiro requerimento, feito no ano passado, era válido por 24 dias, situação em que não há a necessidade de a primeira-suplente assumir interinamente. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)