Comissão aprova Dia Nacional dos Trabalhadores em Entidades Culturais

Da Agência Senado | 01/12/2022, 16h09

Foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado (CE), nesta quinta-feira (1º), um projeto de lei da Câmara dos Deputados que cria o Dia Nacional dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas e Conexas, a ser comemorado na segunda segunda-feira do mês de maio de cada ano. O projeto (PL 3.763/2021) recebeu parecer do senador Paulo Paim (PT-RS). Se não houver recurso para votação no Plenário do Senado, o texto seguirá para sanção do presidente da República.

A proposta teve origem em uma sugestão enviada à Câmara pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais e Recreativas no Estado de Minas Gerais. Para Paim, a homenagem reconhece essa cadeia de produção e toda a luta desses trabalhadores.

— Os trabalhadores da indústria cultural sacrificam o próprio tempo de lazer e o convívio com suas famílias para bem desempenharem suas funções, mesmo com pouco reconhecimento da sociedade e baixos salários na maior parte das vezes — ressaltou Paim. 

O senador lembrou que, durante a pandemia de covid-19, a indústria cultural foi uma das primeiras a sofrer com o isolamento social. 

— Isso impactou de maneira direta a vida de milhares de famílias que dependiam dessa indústria para sobreviver, obrigando seus trabalhadores a se reinventarem e procurarem alternativas para o sustento próprio e familiar. Assim, consideramos muito oportuna a iniciativa de estabelecer um dia em homenagem aos trabalhadores em entidades culturais, recreativas e conexas — acrescentou. 

Paim dedicou a aprovação da matéria ao ex-deputado federal Adão Pretto (PT-RS), que faleceu em 2009. Ele destacou que Adão Pretto foi um grande defensor do projeto na Câmara dos Deputados. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)