Portinho pede votação de convite para que ministros do TSE compareçam ao Senado

Da Agência Senado | 09/11/2022, 20h20

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) pediu, em pronunciamento nesta quarta-feira (9), urgência para a votação de requerimento de convite ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, para comparecer a uma sessão de debates temáticos no Plenário do Senado (RQS 731/2022). De acordo com o senador, que é autor do requerimento, os ministros devem fazer esclarecimentos sobre as eleições de 2022.

— O processo eleitoral se encerrou. Temos ganhador, perdedor, e tivemos aí, ao longo do processo eleitoral, muitos ensinamentos, muitas lições que o Tribunal Superior Eleitoral deve compartilhar com todos nós, porque é do interesse nosso, como senadores, é do interesse nosso, como representantes dos nossos estados, representantes dos nossos eleitores, que a gente possa fazer um balanço geral, nada além disso, um balanço geral das eleições de 2022. 

Para Portinho, o comparecimento dos ministros será uma oportunidade de esclarecimento e de cooperação.

— O que o TSE pode compartilhar da experiência dessas eleições com o Senado Federal? Podemos, de igual forma, junto ao TSE, aperfeiçoar a própria legislação eleitoral, especialmente em temas que foram tratados pelo Tribunal Superior Eleitoral e que a sociedade acompanha? (...) É um requerimento suave para que os membros do Tribunal Superior Eleitoral venham a esta Casa, por harmonia, por cooperação, fazer aqui o balanço geral numa sessão de debates, o balanço geral das eleições 2022, que, eu tenho certeza, é do interesse de todos os parlamentares e da sociedade brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)