Lucas Barreto destaca trabalho digital sobre ex-combatentes da Segunda Guerra

Da Rádio Senado | 09/11/2022, 19h31

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) apresentou voto de aplauso (RQS 726/2022) aos generais de Exército João Chalella Junior (Comando Militar do Norte) e Achilles Furlan Neto (Comando Militar da Amazônia), como também aos professores-doutores Hilton Pereira da Silva (Instituto Histórico e Geográfico do Pará) e Jefferson Biajone (Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga/SP).

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (9), o parlamentar justificou a homenagem pelo trabalho de resgate, valorização e difusão da memória e dos feitos dos 793 ex-combatentes da Amazônia que participaram da Segunda Guerra Mundial, feito neste ano do bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022), pela iniciativa digital Relação de Pracinhas da Amazônia.

De acordo com o senador, a versão digitalizada desses documentos históricos permitirá que as futuras gerações conheçam o legado desses brasileiros que lutaram pela defesa da Pátria. 

— Compreendemos à luz dos valores por eles defendidos, que o significado cívico do bicentenário da Independência do Brasil é que a iniciativa digital da relação de ‘pracinhas’ da Amazônia é de uma acertada e merecida homenagem de reconhecimento e de agradecimento pela merecida e perene glória que os ex-combatentes da Amazônia, verdadeiros soldados da liberdade e da democracia, colheram durante o maior conflito armado do século XX — a Segunda Guerra Mundial. Isto, por si só, constitui motivo para nosso aplauso, assim como também razão para que conste nos Anais do Senado Federal — declarou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)