Caminhão-museu 'Itinerários da Independência' chega a São Paulo

Da Agência Senado | 09/09/2022, 15h35

A exposição "Itinerários da Independência", promovida pelo Senado Federal, já está na cidade de São Paulo, onde fica durante todo o mês de setembro. O caminhão-museu da exposição vai receber visitantes em três localidades diferentes até o dia 25.

"Itinerários da Independência" usa recursos expográficos, audiovisuais e bibliográficos para contar a história dos vários projetos e conflitos políticos que existiram em torno da Independência do Brasil, evento que completa 200 anos em 2022. O projeto é organizado pela Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil no Senado Federal, em parceria com o Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A cidade de São Paulo foi palco do episódio mais famoso do processo de independência. No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente Pedro I, que viajava para Santos (SP), foi interpelado por um mensageiro às margens do riacho Ipiranga. Ele recebeu ali a notícia de que as Cortes de Lisboa exigiam seu retorno a Portugal. Segundo a narrativa oficial, o príncipe reagiu proclamando, naquele momento, a Independência do Brasil.

O caminhão-museu da exposição ficará no Sesc Campo Limpo até o dia 11, depois no Sesc Interlagos entre os dias 15 e 18 e, por fim, no Sesc Itaquera entre os dias 22 e 25. A próxima parada da "Itinerários da Independência" será Salvador, em novembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)