Exposição sobre bicentenário é oficialmente aberta no Congresso

Da Agência Senado | 08/09/2022, 10h36

Como parte das comemorações do Bicentenário da Independência, foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (8) no Salão Negro do Congresso Nacional a exposição 200 Anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento.

Preparada em conjunto pelo Museu do Senado e o Centro Cultural da Câmara dos Deputados, a mostra aborda a evolução dos direitos civis, políticos, sociais, étnico-raciais e coletivos, até as conquistas legislativas mais recentes, relativas, por exemplo, aos negros, às mulheres, às crianças, a pessoas com deficiência e à população LGBTQIA+. 

Os visitantes poderão ver réplicas da Carta de 1824 e das outras seis constituições brasileiras, todas expostas para manuseio. 

Será possível observar ainda cédulas e moedas históricas cedidas pelo Museu de Valores do Banco Central.  Vídeos de entrevistas a historiadores e lideranças de diferentes segmentos da sociedade também estão disponíveis. 

A exposição estará aberta para visitação no Salão Negro do Congresso Nacional de 10 de setembro a 1º de dezembro, das 9h às 12h e das 13h às 18h nos dias de semana e das 9h às 17h nos fins de semana.

Além dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, participaram do evento de inauguração os ex-presidentes da República José Sarney e Michel Temer e chefes de Estado estrangeiros: os presidentes de Portugal Marcelo Rebelo; de Cabo Verde, José Maria Neves; e de Guiné Bissau, Umaro El Mokhtar Sissoco. Não houve discursos, mas, no Salão Nobre, todos posaram para foto oficial para registrar o momento histórico. Após a inauguração da exposição, os convidados e suas comitivas seguiram para a sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados.

Exposição 200 Anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento

Dia: De 10 de setembro a 1º de dezembro

Horário: das 9h às 12h e das 13h às 18h nos dias de semana e das 9h às 17h nos fins de semana

Entrada franca

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)