Inquérito do STF pode ter consequências inesperadas, diz Esperidião Amin

Da Rádio Senado | 31/08/2022, 16h04

Em pronunciamento nesta quarta-feira (31), o senador Esperidião Amin (PP-SC) manifestou temor pelas consequências que podem advir do Inquérito 4781, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2019, com o objetivo de apurar denúncias de promoção de atos antidemocráticos.

Para ele, o inquérito em si é inconstitucional e, portanto, uma agressão ao Estado Democrático de Direito, porque foi aberto com base apenas no Regimento Interno do STF, e tendo sido o ministro Alexandre de Moraes escolhido relator, sem que houvesse o sorteio para tanto. Outro questionamento de Esperidião Amin foi em relação ao fato de Alexandre de Moraes ter determinado operações tendo como alvo empresários que supostamente estariam financiando atos contra a democracia.

— O ministro Alexandre de Moraes, aleatoriamente, para não dizer discriminatoriamente, convoca, toma providências, determina à Polícia Federal providências, mesmo não solicitadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, que está alheio a esse processo, condena, porque isso é uma condenação, amedronta, assusta a 30 dias do processo eleitoral, e nós vamos deixando isto passar? Eu sempre protestei, sempre declarei que isto não ia dar certo. E estou prevendo que nós vamos perceber que não está dando certo talvez tardiamente — declarou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)