Zenaide defende a democracia e a participação política dos cidadãos

Da Rádio Senado | 29/08/2022, 21h00

A senadora Zenaide Maia (PROS-RN) defendeu, em pronunciamento nesta segunda-feira (29), a democracia e participação política dos cidadãos, destacando que todas as principais medidas que afetam o País e a vida dos cidadãos são decisões políticas. E também é política a apresentação de projetos e sua discussão pelos parlamentares

— Gente, brasileiros e brasileiras, eu gostaria de lembrar aqui algo: todos têm a ver com decisões políticas, sim! Como não temos a ver se são decisões políticas que definem o nosso salário? Está aí: por decisão política, o salário mínimo há quatro anos não tem aumento real. Como dizer que não tem nada a ver com política se quem define as horas que o trabalhador vai trabalhar são decisões políticas, ou com que idade ele vai se aposentar... São decisões políticas, sim! — afirmou.

Para a parlamentar, todos os brasileiros e brasileiras têm que ter esse olhar diferenciado e isso se chama democracia. Ela considera incompreensível que um cidadão, um homem ou uma mulher possa dizer que não tem nada a ver com a política, se são decisões políticas que definem o Orçamento, quanto vai para a saúde e para a educação, por exemplo.

— Eu queria fazer aqui um apelo aos brasileiros e às brasileiras, defendam a democracia, votem em quem tem uma política do bem comum e o bem comum tem que ter no centro a vida, todas as formas de vida do Brasil — disse.

Ao concluir, Zenaide afirmou que o fato de quase 40 milhões de brasileiros passarem fome é uma decisão política, porque “se estimulassem a geração de emprego e renda não teríamos tantos homens,  mulheres e crianças com fome neste país”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)