Guaracy Silveira lamenta recentes disputas territoriais entre nações

Da Rádio Senado | 29/08/2022, 20h41

O senador Guaracy Silveira (Avante-TO) disse estar preocupado com as recentes lutas entre nações por conquistas territoriais. Em pronunciamento, nesta segunda-feira (29), citou como exemplo a anexação da Crimeia pela Rússia, além da tentativa de querer anexar outras partes desse território num momento de guerra declarada entre as duas nações. Ressaltou também as disputas territoriais que envolvem a China e outros países.

— Parece que o mundo começou, mais uma vez, nova temporada de selvageria, repetindo o que noutras épocas se fazia para conquistar um pedaço de terra. Parece que as lutas coloniais dos séculos XVII/XVIII, e até mesmo do século XIX, acabadas com a Segunda Guerra Mundial, recomeçam com as lutas territoriais. A China soma 18 questões territoriais com o Japão, Mongólia, Índia, Tibete, Rússia, Taiwan, Nepal e também com o Afeganistão — afirmou.

O senador ressaltou que os tempos modernos não têm mais espaço para essas medidas bélicas com viés colonialista. Em sua opinião, tais disputas geram conflitos “desumanos” entre as nações, algo que, em sua opinião, estava sepultado no passado e na história dos grandes conflitos da humanidade.

— Mas vemos isso começar tudo de novo! Será que, depois de pensar que o mundo tinha melhorado, ele tende a piorar novamente? Infelizmente, esta parece ser a tendência, levando em conta essa retomada de guerras territoriais — acrescentou.

Denúncia

O senador também declarou haver recebido denúncia de que o banco chinês China Bank teria comprado aproximadamente 600 mil hectares de terras no estado do Tocantins. De acordo com a denúncia, a transação teria envolvido uma área de “terras produtivas”, adquirida pela instituição financeira comprando a dívida de financiamentos rurais.

Inseguro quanto à veracidade da denúncia, o parlamentar pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, providências sobre o assunto, para confirmar ou não os fatos e, se reais, quais as finalidades da compra dessas terras por "potências estrangerias”.

 — Não quero ser leviano, nem taxativo. Não disponho dessa documentação. Tenho apenas a denúncia de que o China Bank comprou dívidas de produtores rurais e de pecuaristas junto a outras instituições, aquinhoando assim as terras do nosso Tocantins — esclareceu.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)