Sessão especial na sexta homenageia Instituto Sathya Sai de Educação

Da Agência Senado | 25/08/2022, 17h28

O Senado vai homenagear na sexta-feira (26), às 16h, em sessão plenária especial, o Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil (Isseb). O requerimento para a homenagem (RQS 461/2022), apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), foi aprovado em votação simbólica na sessão do Plenário do último dia 13 de junho.

O nome do instituto é uma referência ao guru indiano Sathya Sai Baba (1926–2011). Na justificativa do requerimento, Girão explica que, na década de 1960, Sai Baba fundou uma rede de escolas voltadas para a formação do caráter dos educandos e desenvolvimento de valores humanos universais, exemplo que inspirou iniciativas em todo o mundo.

No Brasil, o Isseb foi fundado em 26 de agosto de 2000, tem sede em Ribeirão Preto (SP) e atua por meio de núcleos locais em várias cidades brasileiras. É uma associação civil sem fins lucrativos, que, segundo Girão, é detentora dos direitos sobre o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, que "se fundamenta nos cinco valores universais: verdade, retidão, paz interior, amor e não violência".

A sessão será presidida pelo senador Eduardo Girão, autor do requerimento, e contará com as presenças do co-fundador e atual presidente do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil, Marcos Cardoso Gomes; do presidente da Organização Internacional Sathya Sai para a América do Sul, Sergio Espindola; da coordenadora Nacional dos 16 Núcleos do Brasil e Facilitadora de Cursos do Programa Sathya Sai Educação em Valores Humanos, Inez Cabral; do diretor pedagógico do Instituto Myra Eliane, Vinicius Rocha de Souza; do embaixador da República da Índia, Suresh Reddy; e do coordenador da Regional de Ensino do Paranoá, Ranieri Carneiro Falcão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Educação Senador Eduardo Girão