Viaduto em Duque de Caxias (RJ) recebe o nome do empresário Ademir Barros

Da Agência Senado | 29/07/2022, 12h25

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quinta-feira (28), a Lei 14.428, de 2022, que nomeia como Ademir Barros o viaduto localizado no km 102 da rodovia BR-040, na entrada do Distrito de Xerém, Município de Duque de Caxias (RJ).

A norma teve origem no Projeto de Lei (PL) 7.671/2014, do ex-deputado federal e ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis. De acordo com a justificativa do projeto, Ademir Barros se destacou como empresário do ramo alimentício.

“Desde que chegou a Xerém ainda criança foi vendedor de pastéis, logo em seguida na sua juventude se dedicava tanto ao trabalho na feira com sua família, quanto aos seus estudos no Colégio Estadual Barão de Mauá. Além disso, concluiu o curso de desenhista mecânico e o de desenhista projetista pela Escola Técnica do Senai”, explicou Reis.

O empresário veio morar no município aos 6 anos de idade e permaneceu em Xerém por mais de cinco décadas. Em sua trajetória, Barros trabalhou como autônomo até se tornar empresário e contribuiu para o desenvolvimento do município.

“Notável empresário do ramo alimentício, prestou serviços para grandes empresas locais e de todo país, gerando mais de 500 empregos entre diretos e indiretos. Além disso, atuou em diversas outras áreas, como a da construção civil”, disse o então deputado.

No Senado, a proposta chegou na forma do PL 6.555/2019 e recebeu relatório favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do senador Carlos Portinho (PL-RJ).

“Por sua história pública, reconhecida em honrarias como a Medalha Tiradentes, recebida da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ou o título de Cidadão Caxiense, conferido pela Câmara Municipal de Duque de Caxias, a homenagem em apreço é medida de justiça à história desse cidadão notável.”, afirmou o senador.

Por Mateus Souza, sob supervisão de Anderson Vieira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)