Para Kajuru, com aprovação da PEC 1, governo não pode mais alegar falta de recursos

Da Rádio Senado | 06/07/2022, 21h22

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) disse, em pronunciamento nesta terça-feira (6), que parte da grande mídia nacional e alguns jornalistas foram “ácidos” em suas críticas à aprovação pelo Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 1/2022) que institui o estado de emergência e amplia o pagamento de benefícios sociais até o final do ano. A matéria, que está em apreciação na Câmara dos Deputados, ganhou, de acordo com o parlamentar, vários apelidos na imprensa, como: “PEC Kamikaze; PEC da Bondade e PEC do desespero”.

— A aprovação da proposta, que a Câmara certamente vai confirmar, recebeu da imprensa uma saraivada de críticas que eu nunca tinha visto nesses três anos e meio de mandato. Todos os grandes jornais do País fizeram editoriais condenando o que vamos aqui falar e o que votamos. Como exemplo, cito um trecho do editorial do jornal O Estado de S. Paulo: “É incompreensível que senadores não alinhados ao bolsonarismo tenham aprovado a criação no texto constitucional de um estado de emergência para burlar a legislação fiscal e eleitoral” — destacou o senador.

Para Kajuru, o que muitos não perceberam ainda foi que a aprovação dessa matéria pelo Senado surtiu um efeito “positivo” ao pôr um fim definitivo aos argumentos do Executivo que sempre alegava falta de recursos. Prova disso, continuou o senador, foi a derrubada dos vetos presidenciais durante a sessão do Congresso Nacional realizada nesta segunda-feira (5), quando deputados e senadores derrubaram os vetos às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que disponibilizam recursos federais para o financiamento ao setor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)