Atibaia, em São Paulo, passa a ser a Capital Nacional do Morango

Da Agência Senado | 28/06/2022, 12h35

Foi sancionada na segunda-feira (27) a Lei 14.383, que confere o título de Capital Nacional do Morango ao município de Atibaia (SP). A cidade possui pouco mais de 144 mil habitantes e é conhecida pela produção da fruta e pela Festa de Flores e Morangos, que está na 40ª edição.

A lei teve origem no PLC 77/2017, que teve relatório favorável do ex-senador Eduardo Lopes (RJ), no qual lembra que em Atibaia teve início o projeto Produção Integrada de Morango (PIMo), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para promover o cultivo com menos agrotóxicos e com mais equilíbrio do ecossistema.

“Além de pioneiro na implementação da PIMo, Atibaia é o único município no estado de São Paulo com um selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pelos produtores participantes. Por meio da PIMo, vários projetos estão sendo implementados para modernizar a cultura do morango de forma sustentável, como, por exemplo, produção de mudas de qualidade”, explica o parecer, aprovado ainda em 2018.

Mapa das capitais

A Agência Senado já publicou matéria especial sobre o assunto. Leis que declaram cidades — muitas vezes pequenos municípios — como "capitais nacionais" de algum marco econômico ou cultural têm se tornado comuns. A primeira delas foi em 2006, quando Passo Fundo (RS) foi declarada Capital Nacional da Literatura por sediar, desde 1981, a Jornada Nacional de Literatura. O reconhecimento desses municípios a partir de alguma atividade marcante tem traçado um mapa de cultura e desenvolvimento regional país afora. Como resultado, além de motivo de orgulho, reforçando a identidade de seus habitantes, há o atrativo turístico e econômico. Receber um título de "capital nacional" é uma conquista para uma cidade. A ponto de alguns municípios disputarem a concessão do mesmo título.

As cidades que já receberam reconhecimento de suas peculiaridades retratam um país com enorme diversidade socioeconômica e cultural. Veja o mapa abaixo, preparado pela Agência Senado, e conheça as capitais nacionais.

Capitais Nacionais

46 cidades já ganharam o título por lei e mais de 100 querem essa distinção

Made with Flourish

Por Raíssa Portela, sob supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)