Eliane Nogueira: É preciso intolerância com a violência contra as mulheres

Da Rádio Senado | 21/06/2022, 19h09

Ao relatar, em pronunciamento nesta terça-feira (21), um caso de violência doméstica envolvendo um vereador do município de São Raimundo Nonato (PI), a senadora Eliane Nogueira (PP-PI) afirmou que é preciso ser intolerante contra qualquer tipo de agressão contra as mulheres.

De acordo com a senadora, o caso se tornou ainda mais inaceitável porque envolveu um agente público, que, além de ser vereador, ainda acumula o cargo de ouvidor do município.

— Enquanto senadora e cidadã, entendo que, junto ao aprimoramento legislativo para coibir essas condutas, temos de lhes dar publicidade. Que esses indivíduos covardes e violentos sejam expostos na mídia, nas redes sociais, na comunidade, para ver se sentem ao menos vergonha da maneira como agem.

Eliane Nogueira citou dados de pesquisa feita pelo Instituto DataSenado em 2021, segundo os quais cerca de 86% de 3 mil entrevistadas com mais de 16 anos sentem que o número de casos de violência doméstica vem aumentando. Em torno de 41% das entrevistadas consideravam regular o trabalho do Legislativo nessa área. E aproximadamente 75% das entrevistadas disseram que não denunciavam os agressores porque sentiam medo.

— O mesmo medo que a mulher atacada pelo vereador de São Raimundo Nonato deve ter sentido e ainda deve estar sentindo. Medo que assombra tantos lares. Não só as mulheres, mas também os filhos e filhas dessas mulheres — ressaltou ela.

A senadora lembrou que, apesar de a violência física ser predominante em cerca de 79% dos casos relatados pelas entrevistadas, elas também enfrentam violências psicológica, moral, patrimonial e sexual.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)