Rafael Tenório assume como senador durante licença de Renan Calheiros

Da Agência Senado | 02/06/2022, 15h29

Rafael Tenório (MDB-AL), empresário e ex-presidente do Centro Sportivo Alagoano (CSA), tomou posse nesta quinta-feira (2) como senador pelo estado de Alagoas. Ele assumiu a cadeira em razão do pedido de licença do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que ficará afastado da função por 120 dias. Em seu primeiro discurso, Tenório assumiu o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento econômico de Alagoas e defendeu o combate das desigualdades e da fome no país.

De acordo com o novo senador, Alagoas possui um modelo de desenvolvimento econômico alicerçado em três pilares estratégicos: infraestrutura logística, energética e no seu modelo hídrico. Ele disse que pretende apoiar projetos voltados a essas áreas para ampliar a produção no estado, gerando também mais emprego e renda.

Canal do Sertão

Como exemplo, Tenório citou a continuidade das obras do Canal do Sertão. Segundo ele, a obra é considerada a maior e a mais moderna infraestrutura hídrica do estado e tem o objetivo de atender a população do semiárido alagoano, beneficiando 42 municípios. 

— Vou ficar voltado, juntamente com os irmãos sertanejos, na busca para o avanço das obras desse canal. Além disso, assumo o compromisso de buscar o governo do estado e a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] no sentido de estruturar um plano diretor de produção agrícola voltado para o aproveitamento produtivo das áreas de influência do Canal do Sertão, visando ao desenvolvimento de produção de sementes de hortaliças, produção de uvas, produção de alimentos para o rebanho leiteiro do estado, entre outros, além de conceber políticas específicas de créditos visando beneficiar os agricultores familiares das áreas de influência.

Ações estruturantes

O senador também declarou seu apoio as obras e ações estruturantes realizadas pelo governo do estado, como a duplicação de corredores de transporte, a recuperação da malha rodoviária e a implantação de aeroportos regionais. Ele disse que quer contribuir para o apoio logístico no desenvolvimento do estado por meio da interligação dos polos comerciais e agroindustriais, a modernização da legislação tributária no tocante aos incentivos para a implantação de novos polos e a interiorização do gás natural para a região norte do estado e o semiárido alagoano.

Justiça social

Ainda como compromisso, Tenório disse que vai atuar a favor de iniciativas que busquem a redução de desigualdades e da pobreza no país e em Alagoas.  

— Ao combatermos a fome e promovermos o acesso à educação e à saúde pública, estamos promovendo a igualdade e a justiça social. Acredito, ainda, que, ao defender a promoção da renda e do emprego, nós estamos investindo na igualdade entre quem está empregado com carteira assinada e quem vive na incerteza da informalidade. Assim, diante dessas premissas por mim destacadas, assumo o compromisso, não apenas nesta função, como também já é um compromisso adotado na minha vida, de combater a desigualdade e promover a justiça social em nosso estado. 

Boas vindas

Os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Carlos Portinho (PL-RJ) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), este último na condição de presidente da Casa durante a posse de Tenório, deram as boas vindas e se colocaram à disposição para colaborar com os trabalhados do novo senador.  

— Se o senhor fizer 20% do que o senhor fez lá no CSA, fazendo o time ascender, ganhar projeção nacional, com profissionalismo, com gestão, se o senhor fizer  isso neste mandato, o senhor vai chegar fazendo um golaço aqui — disse Girão. 

Rafael Tenório é empresário do segmento alimentício e agrícola há 40 anos, e também foi presidente do CSA. Ele é natural da cidade de Osasco, no estado de São Paulo, e reside em Alagoas desde 1962. Na política, ele chegou a assumir duas pastas durante o governo do ex-prefeito Cícero Almeida, exercendo os cargos de secretário de Abastecimento e coordenador de Finanças e Orçamento.

Empresário e político

O empresário Cícero Rafael Tenório da Silva é dono do Grupo Rafael Tenório, fundado em 1999, que reúne distribuidoras de alimentos e de produtos para animais de estimação, além de uma distribuidora de água mineral.

O novo senador também foi presidente-executivo do CSA, time alagoano de futebol, de 2015 a 2021. Ele deixou o cargo de presidente do conselho deliberativo do clube para assumir a vaga no Senado.

Nascido em 1954 em Osasco (SP), Tenório chegou a Alagoas desde 1962. Antes de ser empresário, Rafael Tenório foi cobrador de ônibus em São Paulo na década de 1970, onde passou uma nova temporada. Na capital paulista, ele também trabalhou no Banco Bradesco. Mais tarde foi transferido para uma agência do banco no centro de Maceió onde trabalhou até 1981, quando abriu o negócio de transporte, logística e armazenamento que veio a se tornar o seu grupo empresarial.

Rafael Tenório também atuou na política ocupando duas pastas na prefeitura de Maceió durante a gestão de Cícero Almeida (de 2005 a 2012), exercendo os cargos de secretário de Abastecimento e coordenador de Finanças e Orçamento.

O novo senador é casado e pai de quatro filhos. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)