Violência no trânsito será tema de debate na quarta-feira

Da Agência Senado | 26/05/2022, 17h49

O Senado promove na quarta-feira (1º), a partir das 9h, uma sessão de debates sobre os impactos da violência no trânsito e as possíveis soluções para esse problema. O debate foi solicitado por meio de requerimento (RQS 317/2022) pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Antes de se tornar senador, Contarato foi delegado de Delitos de Trânsito e diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).

“Em 2020, segundo informações colhidas no DataSUS, o Brasil registrou 33.716 mortes decorrentes de acidentes de transporte. Somente no meu Estado do Espírito Santo, 762 capixabas perderam suas vidas no trânsito naquele ano", ressalta ele.

"Esse alto patamar de vítimas fatais no trânsito é uma realidade brasileira que precisa ser enfrentada e debatida democraticamente", diz Contarato em seu requerimento, que também foi assinado por outros 17 parlamentares.

O senador também lembra que neste mês acontece o Maio Amarelo, movimento internacional que tem entre seus objetivos conscientizar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

O debate será realizado no Plenário do Senado.

Convidados

Foram convidados para a sessão de debates:

  • José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV);
  • Édina de Almeida Poleto, diretora-técnica do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES);
  • Luís Carlos Paulino, coordenador socioeducativo da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran);
  • Alysson Coimbra, representante da Comissão de Assuntos Políticos da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet);
  • Juliana de Barros Guimarães, especialista em psicologia do trânsito e diretora científica da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit);
  • Marcos Paulo Silva Duarte, presidente da Federação Espírito Santense de Ciclismo (Fesc);
  • Elvina de Carvalho Littig, representante das famílias do grupo folclórico alemão Bergfreunde.

Joás Benjamin sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)