Girão critica STF por ação contra Kajuru

Da Agência Senado | 04/05/2022, 22h34

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (4), as seis ações penais abertas contra o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por injúria e difamação. Os ataques de Kajuru foram dirigidos ao senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e ao ex-deputado Alexandre Baldy, em 2019.

Girão ressaltou que o ministro Celso de Melo, na época, entendeu que as declarações do senador estavam protegidas pela imunidade parlamentar, “que é uma proteção adicional à liberdade de expressão, de forma a assegurar a plenitude da democracia”.

Para o senador, houve um “requinte de maldade” nesse ato, já que estava na véspera da prescrição. Segundo ele, essa decisão foi uma “retaliação ao parlamentar por ele ter defendido a abertura de processos de impeachment de alguns ministros do STF "que cometem abusos".

— A nossa Constituição não outorga ao Supremo Tribunal nenhum poder de censura ao exercício da atividade parlamentar, que não pode ter cerceada a sua plena liberdade de expressão — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)