Audiência na CDR discute planejamento urbano para prevenir desastres

Da Agência Senado | 17/03/2022, 09h28

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) promove na segunda-feira (21) a segunda mesa de debates sobre a importância do planejamento urbano na gestão de riscos e na prevenção de desastres. A audiência pública, sugerida pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor (Pros-AL), está prevista para as 18h, de forma semipresencial.

A reunião dá continuidade ao ciclo de debates iniciado pelo colegiado em 2021. Neste ano, a primeira mesa sobre o tema ocorreu na última segunda-feira (14), quando debatedores mostraram a importância de as cidades terem um planejamento urbano bem elaborado, com o objetivo de evitar e amenizar desastres naturais como enchentes e deslizamentos.

No fim de 2021 e início de 2022, o Brasil sofreu com as enchentes que atingiram o sul da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e o município de Petrópolis (RJ), deixando milhares de pessoas feridas e desabrigadas. Só em Petrópolis, as chuvas provocaram a morte de mais de 230 pessoas.

Participam desta segunda rodada de debates o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Alexandre Lucas Alves, e o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), Osvaldo Luiz Leal de Moraes. A comissão ainda aguarda a confirmação de representantes do governo de Minas Gerais, do Conselho Nacional de Municípios (CNM) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)