Kajuru: decreto de bolsonaro sobre absorventes é 'oportunismo eleitoreiro'

Da Rádio Senado | 09/03/2022, 18h30

Em pronunciamento nesta quarta-feira (9), o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) afirmou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, mostrou "seu oportunismo barato e eleitoreiro" ao editar um decreto que trata da distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda.

A Lei 14.214/2021, que teve origem no PL 4.968/2019, projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado, já previa a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda, mas acabou sendo vetado por Bolsonaro (por meio do Veto 59). Kajuru ressaltou que o decreto do presidente foi editado a apenas dois dias da sessão do Congresso que poderia derrubar esse veto.

Em seu pronunciamento, Kajuru também destacou que o Congresso Nacional aprovou outras matérias que representam avanços na luta das mulheres contra a violência e por maior participação na política. Ele citou, entre outros, o PL 4.194/2019, projeto de lei de sua autoria sobre medidas cautelares de urgência em casos de violência doméstica. O senador lembrou que esse texto já foi aprovado pelo Senado, mas aguarda votação da Câmara dos Deputados.

— Apelo aos homens para que busquem superar preconceitos, reflitam sobre a indispensabilidade das mulheres e se integrem à luta pela igualdade de gênero. .

Jorge Kajuru ainda lamentou a baixa representatividade feminina no Congresso Nacional. Apesar de serem cerca de 52% do eleitorado, as mulheres ocupam aproximadamente 15% das cadeiras do Congresso Nacional. Para ele, as senadoras são "vitoriosas na superação das barreiras que impedem a participação feminina na política".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)