Governo não apresenta solução para crise econômica e desemprego, diz Zenaide Maia

Da Rádio Senado | 17/02/2022, 21h19

Além da pandemia de covid-19, o Brasil enfrenta uma epidemia de desemprego e de precarização do trabalho, disse nesta quinta-feira (17) a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), em pronunciamento no Plenário. Ao manifestar solidariedade à população de Petrópolis (RJ), onde uma enxurrada deixou centenas de vítimas, a senadora comentou que, ao sofrimento com as mortes e perdas materiais provocadas pelas chuvas, une-se outro drama: o de longas filas de desempregados buscando uma oportunidade de trabalho provisório na prefeitura, para ajudar na recuperação do município.

Ela salientou que o desemprego vem acompanhado de uma inflação altíssima e criticou a política de combatê-la com o aumento dos juros.

— Ao contrário do que o Banco Central está fazendo aqui, subindo os juros para conter a inflação, a zona do euro e os Estados Unidos têm mantido os juros baixíssimos — declarou.

Zenaide afirmou que uma das causas da inflação é a política de preços dos combustíveis, já que 70% da produção são transportados por rodovias. E acusou o governo federal de não ter um programa econômico para solucionar a crise, tendo como único projeto “a venda do patrimônio do povo brasileiro", como é o caso da Eletrobras e dos Correios.

— Eu quase chorei quando eu vi o preço que eles querem botar para leiloar a nossa Eletrobras, tirando o domínio dos rios, do curso dos rios, do povo brasileiro e passando para algum país aí que se digne a fazer isso — lamentou Zenaide.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)