Fórum de servidores apresenta à CDH relatório sobre reforma administrativa

Da Agência Senado | 05/11/2021, 10h14

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) apresenta seu relatório sobre a reforma administrativa à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), segunda-feira (8), às 14h30.

Contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa, o Fonacate produziu o livro Rumo ao Estado Necessário: críticas à proposta de governo para a reforma administrativa e alternativas para um Brasil republicano, democrático e desenvolvido.

Desde 2016, o Fórum produz reflexões críticas, documentos e proposições “em defesa do Estado nacional, da Constituição Federal e de políticas públicas”.

Para apresentar alternativas ao que chamam de “desmonte do Estado”, o Fonacate desenvolve o projeto “Financeirização e Privatização das Finanças Públicas no Brasil: arranjo institucional e implicações econômicas e sociais”, que será apresentado à comissão.

Para o debate sobre o relatório, estarão presentes o presidente da Fonacate, Rudinei Marques; e o coordenador da Comissão de Estudos do fórum, José Celso Cardoso Júnior. Também devem participar o pesquisador Ilan Lapyda e os professores Miguel Bruno e Denise Lobato Gentil, colaboradora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A proposta que institui a reforma está em análise na Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)