Senado celebra 15 anos da Universidade da Maturidade em sessão especial

Da Agência Senado | 24/09/2021, 15h45

Em atendimento a requerimento do senador Eduardo Gomes (MDB-TO), o Senado irá promover na sexta-feira (1º) sessão especial em homenagem aos 15 anos de criação da Universidade da Maturidade (UMA), projeto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) .

A Universidade da Maturidade, sediada em Palmas, foi criada em 13 de fevereiro de 2006 como uma iniciativa para “conhecer o processo de desenvolvimento na velhice do ser humano, de sorte a oferecer, na promoção do sujeito que envelhece, oportunidades de transformações sociais cruciais para a conquista de uma velhice ativa e digna”, conforme ressalta Eduardo Gomes em seu requerimento. A instituição já formou cerca de 5,5 mil idosos em seu curso de Educador Político Social para o Envelhecimento Humano, e hoje oferece atividades variadas para cerca de 400 pessoas em quatro cidades tocantinenses.

“Ao longo desses 15 anos, a UMA assenta sua missão numa metodologia peculiar, contando com profissionais capacitados que têm atenção e respeito ao idoso, oferecendo novas concepções de mundo e desafios aos alunos, dando oportunidade para essa geração que tanto contribuiu para o país e a quem tão pouco ou nada se garantiu”, acrescenta o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)