Girão pede que Senado analise pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

Da Rádio Senado | 31/08/2021, 21h32

Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (31), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que o Senado tem que analisar pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, entregue por ele e outros senadores, pessoalmente, ao presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco. Girão disse que o pedido foi assinado por mais de 3 milhões de cidadãos brasileiros, em um movimento organizado pelo comunicador Caio Coppolla. O parlamentar cearense afirmou que, para o bem do Brasil, o Senado precisa cumprir o seu papel.

— Só o Senado tem essa prerrogativa constitucional, não pode dela se eximir, indefinidamente — ressaltou.

Girão destacou que muitos brasileiros irão às ruas em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, não para apoiar ou protestar contra o atual governo, mas para defender o direito à liberdade de expressão, que, na sua opinião, se encontra ameaçado no Brasil. Acrescentou que há uma "verdadeira caçada ideológica" contra jornalistas, sites, blogs e produtoras que cometem o grave crime, entre aspas, de difundirem ideias conservadoras ou de criticarem comportamentos abusivos de autoridades.

Para Girão, é evidente que há excessos que devem ser devidamente apurados e punidos, mas "o comportamento abusivo de alguns ministros dos tribunais superiores tem contribuído, sim, para o agravamento dessa crise institucional que vivemos", destacou. O parlamentar disse ver muitas interferências estranhas, rompendo a independência e a harmonia entre os Poderes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)