CDR debate nesta segunda-feira papel do SUS na redução das desigualdades

Da Agência Senado | 02/08/2021, 12h07

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) retoma, na volta do recesso parlamentar, seu Ciclo de Debates sobre Desenvolvimento Regional. Desta vez o tema será "O SUS como instrumento de redução das desigualdades sociais e regionais". A reunião está marcada para 18h de segunda-feira (2). 

Foram convidados Renata Maria de Oliveira Costa, diretora do Departamento da Saúde da Família do Ministério da Saúde; Leonardo Moura Vilela, assessor parlamentar do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes. 

O Sistema Único de Saúde é um dos mais abrangentes do mundo e garante acesso integral, gratuito e universal para toda a população do país. Realiza do atendimento básico a procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, além de fornecer remédios e vacinas. Trata-se de uma autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, totalmente financiada pelo governo, com os tributos pagos pelos cidadãos. 

Esta será a quinta mesa realizada dentro do Ciclo de Debates, que já abordou temas como recursos hídricos, aviação regional, saneamento e irrigação. A CDR é presidida pelo senador Fernando Collor (Pros-AL). 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

  

Dê sua opinião

O Senado quer saber a opinião dos cidadãos sobre o XXX (link para a proposição). No Portal e-Cidadania é possível se posicionar a favor ou contra cada uma das propostas em tramitação no Senado desde o início até a aprovação final.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)