Senado homenageia quadrilheiro junino em sessão especial

Da Agência Senado | 01/07/2021, 20h35

O Senado fará nesta sexta-feira (2), às 15h, sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. O pedido para a comemoração (RQS 271/2021), de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), foi apoiado pelos senadores Angelo Coronel (PSB-BA), Lasier Martins (Podemos-RS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Elmano Férrer (PP-PI), Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e Angelo Coronel (PSD-BA).

Izalci Lucas destaca que, de acordo com historiadores, a festividade junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. As festas receberam influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses, incluindo as danças marcadas, os fogos de artifício e a dança de fitas.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas”, sublinha o senador.

Está em vigor desde 2011 a lei que institui o dia 27 de junho como o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (Lei 12.390, de 2011). De acordo com a norma, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)