Senadores deixam outras comissões de inquérito para atuar na CPI da Pandemia

Da Agência Senado | 27/04/2021, 12h27 - ATUALIZADO EM 27/04/2021, 12h35

Senadores que integravam outras comissões parlamentares de inquérito no Senado e no Congresso Nacional anunciaram nesta terça-feira (27) que vão deixar os colegiados para atuar exclusivamente na CPI da Pandemia. A decisão foi tomada depois de uma questão de ordem apresentada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI).

O parlamentar piauiense recorreu a um artigo do Regimento Interno do Senado que proíbe a participação de um mesmo senador como titular de mais de uma comissão parlamentar de inquérito. O presidente em exercício da CPI da Pandemia, senador Otto Alencar (PSD-BA), negou o pedido. Para ele, a questão deveria ter sido apresentada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que designou os integrantes do colegiado no dia 15 de abril.

— Tendo em vista que as questões de ordem devem ser formuladas na ocasião em que se discute a matéria, compreendo que se trata de questão de ordem formulada intempestivamente, bem como para autoridade que não decide a respeito desse assunto — afirmou.

Entre os membros titulares, pediram desligamento de outras comissões de inquérito os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Jorginho Mello (PL-SC), Otto Alencar e Renan Calheiros (MDB-AL). Eles integravam a CPI da Chapecoense, no Senado, e a CPI Mista das Fake News (no Congresso Nacional). Dois senadores que também integram outras comissões de inquérito não anunciaram desligamento: Ciro Nogueira e Eduardo Girão (Podemos-CE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)