Fávaro defende eficiência do fundo de investimentos do agronegócio

Da Rádio Senado | 31/03/2021, 16h51

Em pronunciamento nesta quarta-feira (31), o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) celebrou a sanção da lei que cria os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), instrumento de captação de recursos para o agronegócio no mercado financeiro (Lei nº 14.130, de 2021). Segundo o senador, a criação do Fiagro vai revolucionar o financiamento do setor.

— Nós vamos aproximar investidores que têm baixa rentabilidade ou investidores estrangeiros que têm lá no seu país juros negativos e podem ter a oportunidade de investir e fomentar esse setor sólido, eficiente e próspero da economia brasileira. Por outro lado, os produtores e pecuaristas, que pagam muito caro no crédito agrícola, podem ter neste fundo a redução da taxa de juros e a rentabilidade ser boa para os dois lados — declarou.

Relator no Senado do PL 5.191/2020, que deu origem à lei, Fávaro também defendeu a derrubada dos vetos ao texto, feitos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Quatro pontos que previam benefícios fiscais para os investidores dos Fiagros foram vetados. Como a isenção de Imposto de Renda na fonte para as aplicações efetuadas e também para os rendimentos de cotas negociadas em bolsas de valores ou no mercado de balcão organizado. Para o senador, a derrubada dos vetos pelo Congresso poderá garantir mais eficiência e longevidade aos Fiagros. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)