CNM está preocupada com avanço da pandemia, diz Paim

Da Rádio Senado | 10/03/2021, 16h06

O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou, em pronunciamento nesta quarta-feira (10), ter recebido documento com um "pedido de socorro" da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Segundo ele, a entidade está preocupada com o avanço da pandemia e a falta de um plano nacional para superar a crise sanitária, social e econômica.

De acordo com o senador, a CNM e 27 entidades estaduais representantes dos municípios exigem medidas urgentes. Entre elas, a aquisição imediata, por parte do governo federal, de todas as vacinas disponíveis. As entidades também pedem a prorrogação do decreto de estado de calamidade pública; a manutenção do auxílio emergencial; o parcelamento especial de dívidas com regime geral da Previdência Social; medidas para injetar recursos na economia; entre outras. 

Paim destacou que o momento é de extrema dificuldade, já que as equipes de saúde estão sobrecarregadas. Segundo ele, a região Norte é a prova da grave crise sanitária que assola, ataca e agride todos os estados. 

— A federação brasileira é composta por 5570 municípios. É aí que a vida efetivamente acontece. A questão não pode ser tratada com descaso, disputa política e ideológica. Pelo contrário, precisamos ampliar o equilíbrio das relações, ampliando a construção de serviços públicos de qualidade a todo o nosso povo. Somente assim vamos salvar vidas e fortalecer a democracia — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)