Projeto modifica nome da Liderança do PSD para Espaço Arolde de Oliveira

Da Redação | 06/11/2020, 12h23

O senador Otto Alencar (PSD-BA) apresentou projeto de resolução (PRS 53/2020) para modificar a denominação da Liderança do PSD para Espaço Arolde de Oliveira, em homenagem ao parlamentar que faleceu em 21 de outubro, aos 83 anos, vítima de covid-19. "Arolde foi um homem que desenvolveu uma longa trajetória política, com dedicação, zelo e profundo espírito público, inclusive no exercício do mandato nesta Casa”, justificou Otto.

Arolde de Oliveira nasceu em São Luiz Gonzaga (RS) em 1937, mais velho dos seis filhos de Horácio de Oliveira e Margarida Barbosa Gonçalves. Passou a primeira infância no campo com os dois irmãos mais velhos. Como não havia escola por perto, sua mãe foi quem o ensinou a ler. Arolde repassou o aprendizado aos irmãos. Depois de concluir o ensino fundamental, mudou-se para Porto Alegre.

Em 1954, iniciou a carreira militar ao ingressar no curso de preparação de cadetes, no qual completou o ensino médio em 1956. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), no ano seguinte. Após concluir o curso da Arma de Engenharia na Aman, sendo graduado como aspirante a oficial, em 1960, ingressou no Instituto Militar de Engenharia (IME) para cursar Engenharia Eletrônica, na cidade do Rio de Janeiro, Distrito Federal na época. No mesmo ano casou-se com Yvelise Assis Vieira de Oliveira e se mudou para a cidade.

Em 1983, assumiu interinamente o cargo de deputado federal. Em 1986, foi eleito pela primeira vez para a vaga de deputado federal, sendo reeleito nos oito pleitos seguintes.

Na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988), foi presidente da Subcomissão da Ciência e Tecnologia e da Comunicação. Foi secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro de outubro de 2002 a outubro de 2008. 

Foi eleito deputado federal em 2014 pelo PSD. Em janeiro de 2015, tomou posse do cargo de secretário do Estado do Rio de Janeiro de Trabalho e Renda. Nas eleições de 2018, Arolde de Oliveira foi eleito senador com 2.382.265 votos (17,06% do total de votos válidos).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)