Senadores se referem a Arolde de Oliveira como 'amigo' e 'guerreiro'

Da Redação | 22/10/2020, 11h29

“Arolde deixa como legado um trabalho dedicado e competente em defesa do Brasil”. Essa foi a frase do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), postada no Twitter nesta quarta-feira (21) em homenagem ao senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), que morreu em decorrência de complicações da covid-19. Ao expressar condolências à família, Fernando Bezerra referiu-se a Arolde como um querido amigo. 

Assim como Arolde eleito pelo estado do Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) classificou o colega de irmão. Disse que se lembrará de um “Arolde sorridente, competente e dedicado ao cargo que exerceu”. 

“Um grande guerreiro se foi. Meu irmão Arolde de Oliveira. Que Jesus o receba de braços abertos. Meus sentimentos aos familiares e amigos”. 

O terceiro integrante da bancada do Rio de Janeiro, senador Romário (Podemos), também se manifestou nas redes sociais. “Consternado com a notícia do falecimento do senador Arolde de Oliveira. Meus sentimentos à família, aos amigos e à população do Rio de Janeiro. Que Deus conforte a todos neste momento de profunda tristeza”, escreveu. 

Veja outros pronunciamentos 

Davi Alcolumbre, presidente do Senado

"É com tristeza que recebi a notícia de que perdemos o senador Arolde de Oliveira. O Senado Federal decreta luto oficial em homenagem à memória do senador. Um dia triste para esta Casa. Que Deus o receba em sua misericórdia e console sua família neste momento de dor." 

Major Olimpio (PSL-SP)

"Hoje perdemos o senador Arolde de Oliveira para a covid-19. Que Deus seja o abrigo nesse momento de dor. Grande amigo, morávamos no mesmo hotel em Brasília e todos os dias, no café da manhã, tinha a felicidade de brincar com ele e pensarmos em fazer o melhor para o Brasil." 

Humberto Costa (PT-PE)

"Soube agora da morte do senador Arolde de Oliveira, do Rio de Janeiro, vítima da covid-19. Meus sentimentos à família, aos amigos e aos seus eleitores. E meu sincero desejo de que o Brasil possa vencer essa terrível pandemia." 

Marcos Rogério (DEM-RO)

"Perdi um amigo e um irmão querido. O Brasil perde um grande homem. Arolde era um homem íntegro e de princípios. Deixa como legado um trabalho em defesa da vida e dos valores morais. Meus sentimentos à família e aos amigos. Que Deus conforte o coração de todos." 

Telmário Mota (Pros-RR)

"É com muito pesar que recebi a triste notícia do falecimento do nosso colega senador Arolde de Oliveira. Peço a Deus que conforte o coração dos familiares, amigos e toda a equipe. Que o amor divino os console e lhes dê serenidade, nesse momento de despedida, dor e saudade." 

Lucas Barreto (PSD-AP)

"Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do senador Arolde de Oliveira, um dileto amigo que a vida me deu. É uma grande perda para o Senado Federal. Sentiremos todos a sua falta. Que Deus, na sua infinita bondade, conforte o coração de seus familiares e amigos." 

Jorginho Mello (PL-SC)

"Que Deus o receba na sua morada, ampare e conforte sua família e os muitos amigos." 

Elmano Férrer (PP-PI)

"Recebi com muita tristeza a notícia da morte de um amigo, o senador Arolde de Oliveira. Mais uma vítima da covid-19. Arolde honrou o Parlamento e parte com a certeza do dever cumprido. Que ele descanse em paz e que Deus conforte sua família." 

Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do colega senador Arolde de Oliveira. Infelizmente, Arolde foi mais uma vítima de complicações em decorrência da covid-19. Meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte seus corações." 

Marcos do Val (Podemos-ES)

"Que triste perder mais um grande amigo, vítima da Covid-19. Senador Arolde de Oliveira, nosso menino do Senado, o mais idoso do grupo, mas com um espírito tão jovem. Meus sentimentos a toda a família." 

Leila Barros (PSB-DF)

"Minha solidariedade à família e amigos do senador Arolde de Oliveira, vítima da covid-19. Que Deus conforte a todos. Guardarei as boas lembranças dos dias que compartilhamos no Senado." 

Eduardo Braga (MDB-AM)

"Muito triste com a perda do nosso querido senador Arolde de Oliveira. Que Deus o acolha em sua luz e infinita bondade. Aos familiares, meus sinceros sentimentos de pesar, muita força e fé para enfrentar esse momento de dor." 

Mecias de Jesus (Republicanos-RR)

"Presto solidariedade à família do nosso querido senador Arolde de Oliveira. O Parlamento perde um homem íntegro e capacitado em defender a nação. Que Deus, em sua infinita graça, lhe receba e possa também confortar o coração dos que ficaram."

Lasier Martins (Podemos-RS)

"Lamento saber da perda do senador Arolde de Oliveira. Um grande colega, cordial, sincero, e com a particularidade de ser gaúcho de São Luiz Gonzaga. Uma grande perda para o Senado. Que Deus conforte sua família." 

Cid Gomes (PDT-CE)

"Deixo aqui meus sentimentos aos familiares e amigos do senador Arolde de Oliveira, que faleceu vítima da covid-19. É muito difícil superar o falecimento de um ente querido, mas que Deus conforte o coração de cada um." 

Marcelo Castro (MDB-PI)

"Com enorme pesar, soube há pouco do falecimento do senador Arolde de Oliveira. Sua grande trajetória e legado na vida política não serão esquecidos. Meus sentimentos e solidariedade à família e amigos." 

Luiz do Carmo (MDB-GO)

"Com grande tristeza, acabo de receber a notícia do falecimento do nosso amigo senador Arolde de Oliveira. Homem íntegro e que trazia grandes ensinamentos para todos nós. Fica a lembrança de sua alegria toda vez que nos encontrávamos." 

Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

"Lamento profundamente o falecimento do senador Arolde de Oliveira, vítima de covid-19. Desejo muita força e serenidade aos seus familiares e amigos neste momento tão difícil." 

José Serra (PSDB-SP)

"Acabo de saber que infelizmente o nobre senador Arolde de Oliveira morreu vítima de covid-19. Deixo aqui meus sentimentos à família e amigos. Arolde, que me apoiou durante a candidatura a presidente em 2010, deixa um legado de grande dedicação ao país e ao Rio de Janeiro." 

Mailza Gomes (PP-AC)

"Amigos, acabo de receber a triste notícia que o senador Arolde de Oliveira foi mais uma vítima da covid. Presto solidariedade à família, amigos e equipe. Que neste momento o Senhor Jesus Cristo os conforte. Arolde, a política brasileira sentirá sua falta." 

Diego Tavares (PP-PB)

"O Senado Federal e o estado do Rio de Janeiro perdem um grande homem público. Arolde de Oliveira é mais uma vítima da covid-19, que tem espalhado pelo mundo um rastro de dor e muitas lágrimas. Lamentamos profundamente sua perda e externamos aos seus familiares os nossos sinceros sentimentos." 

Soraya Thronicke (PSL-MS)

"Um querido amigo se vai. Que sua luz nos ilumine e sua alegria seja a lembrança mais presente na vida de todos que tiveram a honra de te conhecer. Seguirei combatendo o bom combate, seguirei na sua luta e, sobretudo, combatendo esse mal que assola a humanidade." 

Rodrigo Cunha (PSDB-AL)

"Soube há pouco do falecimento do querido colega Arolde de Oliveira, com quem tive a honra de conviver por quase dois anos. Mais uma vítima dessa terrível pandemia que já levou mais de 155 mil vidas. Que Deus conforte a família de Arolde nessa hora tão difícil." 

Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

"A covid-19 vitimou milhares de pessoas, deixou famílias arrasadas. Entre as vítimas de hoje está o senador Arolde de Oliveira. Deixo meus sentimentos aos familiares do senador. Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa confortá-los." 

Paulo Paim (PT-RS)

"Perdemos o senador Arolde de Oliveira. Um dos poucos em atividade no Parlamento que estava no Congresso Nacional desde a Constituinte. Muito diplomático, defendia seus pontos de vista com respeito aos que pensavam diferente, um democrata. Meus sentimentos sinceros." 

Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)

"Ontem perdemos nosso grande colega, o senador Arolde de Oliveira. Infelizmente, ele foi mais uma vítima da covid-19. Recebi a notícia com muita tristeza e gostaria de prestar meu apoio e solidariedade à família, aos amigos e à equipe deste senador que fez parte da história do Parlamento brasileiro, desde a Constituinte." 

Jader Barbalho (MDB-PA)

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do senador Arolde de Oliveira, mais uma vítima da covid-19. Meus sentimentos aos familiares e amigos do experiente parlamentar, representante do estado do Rio de Janeiro, com diversos mandatos no Congresso Nacional."

Confúcio Moura (MDB-RO)

"Lamentamos a morte do senador Arolde de Oliveira, 83 anos, ocorrida ontem, em decorrência do novo coronavírus. Representante do Rio de Janeiro, o parlamentar nasceu em São Luiz Gonzaga (RS) e exerceu diversas funções públicas ao longo de mais de 35 anos de trajetória política."

Luis Carlos Heinze (PP-RS)

"Gaúcho de São Luiz Gonzaga, brincávamos que ele fazia parte da bancada gaúcha. Um homem íntegro e com princípios. Vai fazer falta meu amigo. Meus sentimentos aos colegas de trabalhos e familiares. Uma grande perda que temos neste 2020."

Vanderlan Cardoso (PSD-GO)

"Terminamos essa quarta-feira com a triste notícia do falecimento do colega senador Arolde de Oliveira. O Congresso Nacional perde um grande quadro, que sempre qualificou os debates na Casa e engrandeceu o trabalho legislativo. Que Deus abençoe família, parentes e amigos."

Omar Aziz (PSD-AM)

"Com pesar recebo a notícia do falecimento do amigo e companheiro de partido Arolde de Oliveira, vítima da covid, assim como mais de 150 mil brasileiros. Arolde trabalhou por 35 anos na vida pública e tinha o respeito do Congresso. Que sua família receba nossas condolências e carinho."

Eliziane Gama (Cidadania-MA)

"Recebi com muita tristeza a notícia da morte do senador Arolde de Oliveira. Minha solidariedade à família Oliveira, aos amigos e irmãos em Cristo neste momento de dor e grande perda. Peço que Deus conforte os corações."

Jean Paul Prates (PT-RN)

"Triste demais essa notícia. Que fique na paz de Deus e que sua família e amigos recebam nossos protestos de consternação e luto."

Alvaro Dias (Podemos-PR)

"Perdemos mais um amigo para a covid-19. Fomos informados agora que faleceu no início desta noite no Rio de Janeiro o senador Arolde de Oliveira. Aos amigos e familiares a nossa solidariedade."

Marcio Bittar (MDB-AC)

"Que Deus conforte a família desse grande brasileiro."

Eduardo Girão (Podemos-CE)

"Minhas orações aos familiares do senador Arolde Oliveira. Essa não é uma partida. É um retorno à Pátria Espiritual. Ele plantou muitas sementes boas na Terra e fará falta no Senado. Sempre esteve pronto para servir e continuará a trabalhar nas causas do bem no mundo espiritual."

Izalci Lucas (PSDB-DF)

"O senador Arolde de Oliveira se foi. Se foi um grande homem. Arolde não era somente meu colega, era um amigo dileto. Vai fazer muita falta. À Yvelise, filhos e demais familiares, minha solidariedade e que Deus os conforte nesse momento de dor e separação."

Paulo Rocha (PT-PA)

"É uma grande tristeza a perda do senador Arolde de Oliveira. Nossas condolências e pêsames à família deste parlamentar que era um dos colegas que esteve na Constituinte e ajudou a firmar de vez a democracia neste país."

Wellington Fagundes (PL-MT)

"Nossa política sofreu uma grande perda. Com pesar recebi a notícia do falecimento do senador Arolde de Oliveira, vítima da covid-19. Arolde foi incansável na luta por um país mais próspero e um Rio de Janeiro melhor. Rogo a Deus que conforte seus familiares, amigos e colegas de Parlamento."

Jarbas Vasconcelos (MDB-PE)

"Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do colega senador Arolde de Oliveira, em decorrência de complicações da covid-19. Lamento profundamente a perda e externo meus sinceros sentimentos aos seus familiares e amigos. Que Deus conforte a todos."

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)